Dia 26/03 – Aryadne Ramos, da equipe de Gente & Cultura da Vivaweb, falou pra gente como ser mais produtivo com o método 5s! Foi um momento único e muito esclarecedor! Acesse e confira, Semana do Colaborador: produtividade com 5s!
Portanto, Aryadne, conseguiu transmitir seus ensinamentos com uma naturalidade e ainda nos deu a oportunidade de dividir com todos a sua bagagem de vivências com o método 5s.
Ela começou explicando o que é o Método 5s, sendo assim, foi bem objetiva em esclarecer a metodologia. O 5s surgiu no Japão na década de 50, com o objetivo de tornar as indústrias mais produtivas. A Metodologia visa melhorar o ambiente de trabalho, bem como aumentar a produtividade, além, de pensar na qualidade total de uma organização. O 5s tem como base cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem estar e autodisciplina.
Conheça um pouco mais sobre os conceitos, explicou ela, um por um, deixando tudo muito claro.
Seiri – Senso de utilização
Esta é uma prática de verificar todas as ferramentas e materiais de trabalho e manter apenas os itens necessários para desempenhar a função. Sendo assim, o que não for utilizado, pode ser guardado ou descartado. Por exemplo, combate ao desperdício: impressão de papel na impressora
Seiton – Senso de organização
O objetivo dessa etapa está em identificar e arrumar tudo para que qualquer pessoa possa localizar facilmente. Organize os materiais sejam úteis, sejam eles físicos ou digitais. Você pode colocá-los em pastas do Computador, ou por exemplo, utilizar o diretório de arquivos.
Seiso – Senso de limpeza
Nesta etapa aprendemos a eliminar a sujeira e como não produzir mais sujeira nos ambientes que frequentamos. Bem mais que uma etapa, é a implantação de uma cultura dentro da empresa. Como resultado, um ambiente limpo e organizado melhora a imagem tanto interna como externa da empresa. Por exemplos, salas que utilizamos, carros empresariais – zelo cuidado
Seiketsu – Senso de saúde
Nesta etapa padronizamos na empresa práticas que prezam a saúde. A etapa consiste em aplicar uma cultura na equipe em geral, mas que também parte o individual e cada colaborador deve prezar pela higiene individual. Sendo assim, esta etapa também pode ser chamada de senso de padronização.
Exemplos: limpeza das mãos, exames de saúde (periódicos) e ergonomia
Shitsuke – Senso de disciplina
É uma ferramenta desenhada para garantir o funcionamento normal de todas as funções “S” descritas. Por meio da autodisciplina, será possível manter o cumprimento das novas práticas adotadas.
Exemplos: pontualidade, check list da área e procedimentos mais complexos
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Se preocupar com o seu colaborador é algo que traz valor e vai de acordo com as expectativas das pessoas que ali trabalham!