• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.
Remuneração Variável
Atualizado: 29 de Setembro de 2023
Tempo de leitura: 5 min.

Quais são os pilares de um bom programa de PLR?

Quais são os pilares de um bom programa de PLR?

Participação nos Lucros e Resultados, é uma das metodologias mais efetivas para garantir o engajamento, motivação e senso de pertencimento dos colaboradores.

Sabe como você pode desenvolver e aplicar uma cultura de resultados em sua empresa da maneira correta? Bom, é isso que vamos lhe ensinar hoje!

Continue lendo esse artigo e surpreenda-se o quão fácil será reconhecer e remunerar seus colaboradores!

1. Alinhamento de metas e estratégias da empresa

Para que a PLR seja efetiva em uma empresa, é de suma importância que existam medidas para fortalecer o alinhamento organizacional. Ao saber o objetivo que se busca, torna-se muito mais simples realizá-lo.

Em razão disso, surge a importância em conhecer de modo fiel o propósito da empresa, onde ela está e onde deseja chegar. Feito isto, a sinergia entre as equipes se torna mais intensa, trazendo bons resultados para a organização.

2. Equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo

Entendido o primeiro pilar, é preciso definir os objetivos de curto e longo prazo, ou seja: “O que podemos concluir este trimestre? O que conseguimos colocar em prática até o final deste ano”.

Com tudo definido, o caminho se torna claro. Agora todos sabem quais os objetivos mais importantes que precisam ser iniciados com mais urgência, e aqueles que serão concluídos em um período maior, que não por isso, possuem menos importância.

3. Presença de regras específicas

Não há como implantar e utilizar o sistema de PLR sem a existência de regras que permeiam tal benefício. É muito importante que todas sejam definidas previamente e sejam passadas na íntegra para todos os colaboradores.

Afinal, sabendo todas as regras, indicadores e circunstâncias, torna-se mais fácil remar para determinado objetivo.

4. Simplicidade de regras e aplicação

Com as regras estipuladas, lembre-se. Torne-as simples! É preciso que o entendimento sobre o processo seja mútuo. Todos precisam entender de maneira simples o que precisam fazer para receberem o benefício da PLR.

5. Comunicação efetiva

Fortalecendo o pilar de número 4, é preciso que a comunicação sobre o programa seja efetiva. Mas como assim? Simples! A comunicação deve ser totalmente transparente, além de poder ser acessada a qualquer momento por aqueles que desejem ou tenham dúvidas.

6. Equipes engajadas

Para que o benefício da PLR seja efeito, é interessante que sua empresa possua colaboradores engajados. Pois, com isso, as coisas tomarão um rumo melhor ainda. Metas e objetivos serão concluídos com maior qualidade. E o que isso acarreta? Mais engajamento e motivação!

7. Retorno positivo para a empresa e as pessoas

A PLR precisa garantir um retorno positivo tanto para a empresa, quanto para os colaboradores que fazem parte dela. Pois, neste método, é quase como se um ajudasse o outro, vez que, com colaboradores engajados, a empresa lucra, e parte desse lucro vai para os colaboradores, que fizeram parte dessa conquista. É um ciclo!

8. Respeito a legislação específica

Por fim, é de suma importância que a legislação específica seja respeitada, para que nenhum problema surja no caminho. Bom, a lei responsável por este benefício, é a lei nº10.101/2000. Seguindo tudo o que é previsto pela mesma, o caminho será mais simples, e os resultados, mais efetivos!

Conclusão

Agora você sabe exatamente de tudo o que precisa para construir e implementar um ótimo sistema de PLR em sua empresa! Agora, o que acha de garantir em sua organização tudo o que você precisa para ter uma cultura de resultados? Conheça nossas soluções!

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.