O processo de receber um novo colaborador na empresa é um dos momentos mais marcantes na jornada de um funcionário. Por isso, incrementar as boas-vindas com um kit onboarding é essencial para gerar uma boa impressão e facilitar a integração.
Entenda mais sobre a estratégia de oferecer um kit onboarding, sua importância e um passo a passo para montar um!
O que é um kit onboarding?
Um kit onboarding — também conhecido como kit de boas-vindas ou kit admissional — nada mais é que um conjunto de itens e informações com o objetivo de recepcionar um novo colaborador na empresa. O kit onboarding geralmente é composto por objetos de uso pessoal que levam a marca da organização, como caderno, caneta, copo, camiseta, etc.
Incluir o kit no processo de onboarding de um novo membro é uma maneira de recebê-lo com carinho e atenção, além de facilitar na integração. Desse modo, o funcionário já começa a jornada se sentindo parte do time!
Por que investir em kit onboarding?
Investir no fornecimento de um kit onboarding vai muito além de apenas proporcionar um mimo aos novos colaboradores. A prática dessa estratégia de boas-vindas é benéfica tanto para a empresa quanto para o novo membro, pois:
Incrementa o processo de onboarding
Além das tradicionais boas-vindas e todo o repasse de informação necessária a um novo colaborador em seu primeiro dia de trabalho, um kit onboarding proporciona um cuidado e preocupação a mais nesse momento especial.
Ajuda no desempenho do novo colaborador
Um kit onboarding com itens básicos do dia a dia — como canetas, caderno para anotações, fones de ouvido, mouse pad e até uma caneca personalizada para o cafézinho — podem ajudar no desempenho do novo membro, agilizando as atividades e facilitando seus primeiros dias na empresa.
Reflete a cultura organizacional
O cuidado envolvido ao oferecer um kit onboarding é uma ótima maneira de mostrar na prática a cultura organizacional da empresa. Esses detalhes fazem toda a diferença, pois a personalização dos itens ajudam a criar senso de identidade e pertencimento logo no início da jornada do novo colaborador.
Fortalece a marca empregadora
Proporcionar um kit onboarding personalizado é uma oportunidade de fortalecer a marca empregadora da empresa. Essa prática causa uma impressão positiva logo no início, além de estabelecer a marca na mente do novo membro.
O kit também ajuda na imagem externa da organização, pois a prática pode ser percebida por futuros candidatos e interessados em trabalhar na instituição.
Reduz o estresse do novo colaborador
Começar em um novo emprego pode ser desafiador e estressante. Elaborar e oferecer um kit onboarding com itens essenciais e todas as informações necessárias pode ajudar o novo colaborador a ter uma experiência mais fluida e segura nos primeiros dias de trabalho.
Como preparar um kit onboarding para novos colaboradores
Afinal, como preparar um bom kit onboarding? É essencial que o conjunto tenha itens personalizados e úteis ao novo colaborador, além de todas as informações que possam facilitar sua integração nos primeiros dias de emprego.
Confira a seguir como preparar um kit onboarding!
Planeje o onboarding
Primeiro, é preciso ter em mente quais informações serão passadas ao novo membro, como o processo de onboarding será feito e como será a abordagem.
O que deve ser entregue ao novo colaborador? Quais informações ele precisa? Quais itens podem ajudar na integração? Estas perguntas ajudam a elaborar os próximos passos da preparação do kit!
Prepare os materiais necessários
Além de itens que facilitam o dia a dia, um kit onboarding também deve contar com informações que ajudem o novo membro em seus primeiros passos na empresa.
Por isso, é importante separar materiais especiais como documentos essenciais, guias, manuais, crachás e outros elementos necessários ao colaborador.
Escolha os outros itens do kit
A parte mais divertida do kit onboarding é preparar os itens personalizados. Considere a cultura da empresa e a função do novo membro na hora de escolher os objetos, pois eles devem auxiliar na rotina do colaborador.
Algumas opções são:
- Caneca;
- Caneta;
- Agenda ou caderno;
- Mousepad;
- Suporte para notebook;
- Teclado;
- Mochila para notebook
- Garrafa de água;
- Camiseta.
Além desses itens, a empresa também pode optar por adicionar lembrancinhas como doces, alguma bebida ou até mesmo um cartão de boas-vindas.
Entregue o kit ao colaborador
A entrega do kit onboarding deve ser feita em seu primeiro dia de trabalho, no começo ou ao fim do processo de apresentação da empresa. A ideia é que o novo membro já comece com todos os itens e informações necessárias!
Para colaboradores que trabalham à distância, planeje com antecedência o envio do kit e avise sobre a chegada de uma encomenda no endereço fornecido pelo funcionário.
Conclusão
Investir em um kit onboarding pode ajudar de diversas maneiras um novo colaborador em seus primeiros dias. Além de recepcioná-lo com carinho e causar uma boa impressão, também fortalece a identidade e a cultura organizacional da empresa.
Mais que um mimo, o kit onboarding é uma estratégia de atração e retenção de talentos. Como reflete a identidade da instituição, também auxilia na projeção de uma imagem positiva a novos talentos e público externo.
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