O endomarketing – conjunto de ações que visam melhorar o ambiente de trabalho – é utilizado por empresas que desejam proporcionar mais momentos de engajamento e de participação dos colaboradores.
Se você atua no setor responsável pela comunicação interna e endomarketing da sua empresa, veja 5 passos que nós da Vivaworks selecionamos para te ajudar a usar nas próximas campanhas.
Passo a passo: endomarketing como estratégia de gestão
Saiba como utilizar o endomarketing como uma ferramenta estratégica e obtenha resultados fantásticos. Veja logo abaixo:
1- Realize campanhas sazonais
Hoje o Gestor de RH pode implementar campanhas sazonais como: Dia das Mães, Dia dos Pais, Outubro Rosa, Novembro Azul, Natal, entre outras, de forma simples e automatizada. Com o uso de softwares, é possível obter materiais prontos de campanhas, os quais poderão ser personalizados para sua empresa e divulgados na intranet.
2- Utilize ferramentas de gestão
Ao utilizar ferramentas de gestão para realizar ações de endomarketing, o departamento de RH é capaz de otimizar tempo para atuar em demandas que exigem análise. Por isso, invista em ferramentas que te ajudem na automatização de processos e na organização do fluxo de tarefas.
3- Defina um canal de comunicação
O endomarketing nada mais é do que o marketing realizado dentro da própria empresa. Sabendo que hoje o marketing de influência nas redes sociais é capaz de engajar e promover discussões, vale a pena criar um canal de comunicação na empresa para que todos da empresa possam falar sobre suas ideias, contar as novidades de cada setor e compartilhar suas conquistas, incentivando mais pessoas a fazerem o mesmo.
4- Envie comunicados e notícias
Manter os colaboradores informados com os os acontecimentos pertinentes à organização é uma boa forma de garantir a sensação de pertencimento. Dessa forma, entre suas ações de endomarketing, inclua o envio de comunicados e notícias que possam ser repassadas para todos os integrantes da empresa.
5- Promova a troca de ideias
Proporcionar um ambiente aberto a diálogos é uma excelente estratégia para evitar ruídos na comunicação e até mesmo fofocas. Faça da troca de ideias um estímulo para os colaboradores se sentirem à vontade para expor suas percepções e dúvidas e, com isso, identificar aspectos de melhoria na empresa, que impactam diretamente o bem-estar e satisfação dos colaboradores.
Agora que você conheceu 5 maneiras de como usar o endomarketing como estratégia de gestão, está mais preparado para evoluir a sua empresa e garantir mais oportunidades de crescimento.
Como medir a eficácia do endomarketing na empresa?
Utilizar o endomarketing como estratégia de gestão é uma excelente forma de impulsionar o progresso do seu negócio. Contudo, medir a eficácia das ações é de suma importância para identificar os erros e acertos e, a partir disso, direcionar cada vez mais esforços para atividades que realmente geram resultados.
Hoje, com o uso de dashboards automatizados, é possível medir a eficácia das ações de endomarketing de forma simples. Isso porque existem softwares capazes de coletar, armazenar e realizar a leitura de dados, apresentando-os de forma simplificada ao gestor ou analista de RH.
É válido, ainda, realizar feedbacks com os colaboradores impactados pelas ações de endomarketing, por meio perguntas que geram respostas curtas, por exemplo:
- De 0 a 10, qual é o seu nível de satisfação da última campanha de endomarketing?
- As informações divulgadas na última campanha foram claras?
Dessa forma, os estrategistas passam a obter dados reais sobre o nível de satisfação e engajamento dos colaboradores e, assim, tornam-se mais capazes de criar estratégias que resultem em acertos.
Para saber mais sobre como medir a comunicação interna na empresa, acesse o post no blog.
Curtiu o conteúdo? Continue nos acompanhando aqui no blog e fique por dentro de outros assuntos relacionados à endomarketing, comunicação interna e muito mais. Até o próximo post!