Ter uma rede social corporativa além de seus aplicativos de comunicação, nunca foi tão útil como agora! Nos dias de hoje as pessoas compartilham informações e se conectam com outros ao seu redor por diversos aplicativos. Por exemplo, enviando documentos, mensagens e e-mails. São dados vindo por todos os lados! Então, como acompanhar e interagir com tudo que é de seu interesse?
Na empresa na qual você trabalha, isso não é diferente! Em suma, cada área desenvolve atividades que se entrelaçam no dia a dia de trabalho. E para um bom resultado, o compartilhamento de informações e trabalho em equipe são fundamentais!
Mas, e se eu te disser que você pode melhorar os seus resultados focando na otimização e na centralização da comunicação interna? E tudo isso com sua empresa utilizando uma rede social corporativa? Essa simples ação é capaz de gerar vários benefícios. Por exemplo, o engajamento, a produtividade, o convívio e o fortalecimento na sua cultura!
Para entender melhor, as redes sociais corporativas foram inspiradas em ferramentas como, por exemplo, o Facebook e o Twitter! O objetivo é ser um canal de comunicação multifuncional. Um canal que se ajusta às suas necessidades.
Em suma, o foco é conquistar os objetivos estratégicos da empresa de forma fácil. São diversos os benefícios. Independente da forma de trabalho da sua empresa. Seja ela presencial ou remota. Por isso, colocamos aqui 4 exemplos de como uma rede social corporativa pode transformar a sua empresa!
Melhora o engajamento
Em primeiro lugar, a intranet busca a melhoria na comunicação entre todos os departamentos da empresa. Além de permitir que as tarefas, os projetos, as campanhas e as novidades sejam apresentados para todas as equipes. O mais importante, tudo em um único local e no mesmo instante. Certamente os colaboradores se sentem motivados, envolvendo-se e compreendendo mais a empresa. Como resultado, aumentando o sentimento de pertencimento.
Em outras palavras, isso ocorre, pois o conteúdo é de fácil acesso e permite ao colaborador saber o que está acontecendo em seu local de trabalho. Além de ter um forte contato com assuntos que sejam de interesse para a empresa. E permitir a interação com seus colegas. Tudo isso de forma saudável e eficiente.
Aumenta a produtividade
Em segundo lugar, além de reduzir a distância e o tempo de procura por informações, as redes sociais corporativas promovem a interação com conteúdos e temas propostos pela empresa. Certamente gerando debates amigáveis entre os colaboradores. Portanto, a necessidade de se inteirar do que está acontecendo proporciona o senso de pertencimento. Além de despertar interesses em comum. Como resultado há mais comprometimento com os objetivos e metas traçados.
Além disso, um grande fator que atrai o senso de pertencimento é o reconhecimento por parte da empresa. Tais ações e feedbacks criam uma satisfação pessoal e uma vontade de melhoria contínua.
Melhora as relações internas
Em terceiro lugar, o acesso às informações e a interação entre os colaboradores permite maior disseminação do que está ocorrendo em cada setor. Por exemplo, seus projetos e processos, o que possibilita uma visão geral de toda a empresa. Além disso, o compartilhamento de resultados e demonstrações de desempenho motivam o auxílio entre os departamentos. Acima de tudo gera uma competição saudável entre as áreas e aumenta ainda mais o comprometimento com os objetivos da empresa.
Fortalece a cultura da empresa
As convicções, crenças e valores da empresa são passadas nas campanhas e conteúdos, criados pela empresa, nas redes sociais corporativas. Tal ação aproxima os colaboradores com aquilo que a empresa acredita e trabalha. Portanto, cria indivíduos mais adeptos à cultura organizacional. E reduz o turnover da empresa. Além disso, a ferramenta dá voz a cada um e os conecta com todas as ações internas e externas executadas.
Por outro lado, as intranets também melhoram o clima organizacional. Permite que os gestores tenham mais informações. E aprofunda sua capacidade de comunicação. Além de atingir os objetivos da empresa.
Conclusão
Por outro lado, alguns gestores acreditam que tal ferramenta pode atrapalhar a empresa. Isso devido a parecer muito com redes sociais. Porém, nos casos de sucesso, vimos que as intranets permitem um forte alinhamento com a estratégia e cultura da empresa. Acima de tudo estimula a produtividade e a centralização de informações.
Ou seja, independente do tamanho da empresa, as redes sociais corporativas podem melhorar muito no dia a dia do colaborador. Por exemplo, reunindo, padronizando e fazendo com que as informações cheguem claramente a todos as áreas. Ou seja, tudo isso por meio de um canal de comunicação direto. O mais importante, é uma ferramenta útil aos gestores e a todos da empresa.
Ainda não conhece a Vivaintra? Acesse agora e veja como ela transformará sua empresa!