Você entende a importância de se abordar o Setembro Amarelo nas empresas? Fique conosco e veja ações de endomarketing para promover a conscientização sobre saúde mental, além de uma seleção de materiais gratuitos que podem auxiliar equipes a abordar esse tema sensível de forma eficaz e compassiva!
O que é endomarketing?
O endomarketing é uma estratégia de comunicação interna voltada ao público interno de uma organização. Consiste em desenvolver e aplicar ações que engajem o time, promovem a integração e aumentem a produtividade dos colaboradores.
Essa abordagem busca reconhecer e valorizar os colaboradores, focando no employee experience, e na cultura organizacional. Campanhas, eventos, comunicados internos e atividades são exemplos de ações de endomarketing!
É muito importante prinicipalmente em datas como o Setembro Amarelo, que envolve a conscientização dos colaboradores.
Qual a importância do Setembro Amarelo nas empresas?
O Setembro Amarelo é uma campanha nacionalmente conhecida e se popularizou pela sua relevância social.
Mas, por que amarelo? No mês de setembro do ano de 1994, um garoto de 17 anos chamado Mike Emme, se suicidou. O detalhe é que sua família ou seus amigos não haviam percebido os sinais que o jovem vinha demonstrando.
Mike era conhecido por ser muito carinhoso e também por suas habilidades mecânicas. Mike possuía um Mustang 68, o qual ele veio a restaurar sozinho e pintá-lo de amarelo. No dia do funeral, seus amigos decidiram confeccionar fitas e cartões amarelos com a frase, “se precisar, peça ajuda”. Foi após esse ato que a causa ganhou força.
Agora que você já sabe a história dessa data, o que acha de utilizá-la para realizar ações de endomarketing em sua empresa? Neste artigo te ajudaremos com as melhores ações para conscientizar seus colaboradores, engajando-os pela mesma causa.
Aproveite e baixe materiais gratuitos para implementar a campanha de Setembro Amarelo na sua empresa! Para receber, basta responder o formulário abaixo.
6 dicas de ações de endomarketing para o Setembro Amarelo
Veja a seguir algumas ideias de ações de endomarketing para o Setembro Amarelo na sua empresa.
Previna e Conscientize!
O compartilhamento de informações é de extrema importância nesta data. Neste caso, que tal realizar a divulgação dos sinais e formas de prevenção ao suicídio?
Desenvolva um kit de materiais informativos para que todos os colaboradores realizem o download! Neste kit, você pode incluir documentos contendo:
- Contatos de clínicas ou centros especializados no assunto;
- Banners informativos sobre a conscientização do Setembro Amarelo;
- Protetores de tela e capas para perfis personalizadas com o tema do Setembro Amarelo;
Essa ação não ajuda apenas os colaboradores de sua empresa, mas também milhares de pessoas também fora da organização. Portanto, não se esqueça de pedir para que os colaboradores compartilhem tais informações!
Conversa Aberta
A realização de palestras sobre o tema é sempre uma boa pedida. Sendo umas das melhores formas de discutir sobre o tema de maneira mais “aberta”, você pode realizar essa ação tanto de maneira presencial como remota.
Convide um profissional especializado no assunto para vir até sua organização. Permita com que seus colaboradores tirem dúvidas e se aprofundem no assunto.
Algo muito legal e vantajoso nesta ação, é que, tendo informações mais concisas sobre o assunto, seus colaboradores podem ainda expandir o conhecimento para o público externo, podendo sempre ajudar outras pessoas que se encontram em momentos delicados em sua vida.
Além do mais, como se trata de uma conversa, todos podem interagir, seja com dúvidas, histórias de superação ou conselhos, aqui, vale tudo!
Yellow Day
Hoje usamos amarelo! Isso mesmo, estipule um dia do mês de setembro para convidar todos os colaboradores de sua empresa a utilizarem uma camiseta amarela em apoio a data.
Essa é uma ação que pode inclusive ser realizada em home office, vez que, empresas com esse modelo de trabalho, tendem a realizar reuniões online. Além disso, no caso da ação ser realizada de maneira remota, é válido a empresa providenciar um wallpaper (plano de fundo) temático para que os colaboradores façam o uso durante as reuniões.
Balões da Valorização da Vida
Promova a conscientização e o engajamento de seus colaboradores com os passos abaixo:
- Separe frases especiais sobre a vida e a conscientização;
- Coloque-as dentro de uma bexiga de cor amarela e as encha de ar;
- Coloque 1 bexiga na mesa de cada colaborador com o seguinte recado: “Sua vida é muito valiosa, estoure e saiba o porquê!”.
- Separe um momento do dia para que todos os colaboradores estourem as bexigas juntos;
- Neste momento, é muito interessante que, em ordem, todos leiam as mensagens em voz alta para os outros colaboradores!
- Por fim, caso queira tornar a dinâmica mais legal, após o término das bexigas, distribua uma lembrança para cada colaborador, algo que remeta a essa importante data e as conscientize sobre!
Filmes Inspiradores
Que tal compartilhar com seus colaboradores, uma lista de 3 filmes que abordam questões de saúde mental? Ah! Vale ressaltar que alguns deles possuem a versão em livro, que também é incrível!
Vamos à lista:
- As vantagens de ser invisível – Retrata a história de Charlie, um jovem que sofre de depressão e precisa lidar com o suicídio de seu melhor amigo;
- O mínimo para viver – Trata sobre questões de transtorno alimentar e saúde mental. Jovens que sofrem de anorexia e perdem as expectativas de suas vidas precisam a aprender a lidar com a doença embarcando em uma jornada de descoberta e superação;
- Up Altas Aventuras – Apesar de ser uma animação infantil, o filme trata de uma forma leve e emocionante sobre questões relevantes, onde o protagonista precisa aprender a viver com o luto e com a solidão.
Essa é uma ação para as empresas que possuem uma Intranet e Rede Social Corporativa. Que tal realizar a customização? Certo, aqui embaixo vou citar algumas opções que você pode realizar na personalização de sua rede de comunicação interna!
- Desenvolva e compartilhe banners e templates temáticos do Setembro Amarelo;
- Altere a cor de sua intranet para a cor amarela;
- Ao lado da logo de sua empresa, inclua o símbolo que representa o Setembro Amarelo;
- Adicione notícias em sua intranet, conscientizando e divulgando a data importante.
A
é uma plataforma completa de comunicação corporativa que tem como propósito, aproximar colaboradores da empresa! Através de nossa intranet e rede social corporativa, nós promovemos o melhor da comunicação interna para sua empresa com a versão desktop e também mobile.Com acessibilidade para Android e IOS, torne seus colaboradores mais engajados, produtivos e aproxime sua empresa de seus colaboradores de onde quer que estejam!
Veja como o Grupo La Pastina, cliente Vivaintra, aproveitou a funcionalidade da plataforma para implementar uma campanha de endomarketing com muito sucesso:
Conclusão
Que tal colocar essas ações em prática a partir de agora? Aproveite para aumentar o sentimento de pertencimento de todos os seus colaboradores, além de aprimorar o engajamento, interação dos mesmos!
É de grande importância lembrar que, apesar de sua data de conscientização ser celebrada durante o mês de setembro, esta é uma ação que precisa estar aberta durante todo o ano, isso, devido a sua grande importância.
Você pode conferir mais conteúdos como este no nosso blog, como também aproveitar os materiais gratuitos para download e nos acompanhar nas redes sociais!