Neste post você vai saber mais sobre como engajar os colaboradores com a campanha do Janeiro Branco, mês importante de conscientização sobre a saúde mental. Além disso, não se esqueça de conferir nossos outros posts de blog que auxiliam na sua comunicação interna.
O que é o Janeiro Branco?
A campanha do Janeiro Branco foi criada pelo psicólogo Leonardo Abrahão. Sendo assim, ela teve início em 2014, e surgiu como forma para conscientizar sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional.
Ou seja, levar o conhecimento para as pessoas, para conseguirem tratar os problemas mentais de uma forma mais leve.
Saúde mental no Brasil
Uma das motivações para a criação da campanha, foi que as pessoas estão adoecendo. Então, segundo dados da OMS, em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem depressão, sendo um número equivalente a 5,8% da população.
Portanto, a ansiedade afeta 20 milhões de brasileiros, um total de 9,3% da população. Além disso, nesse número inclui transtorno obsessivo-compulsivo, problemas de fobia, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico.
Como engajar os colaboradores com o Janeiro Branco?
Qual a importância de celebrar essa data internamente?
Como vimos, a saúde mental é algo preocupante nos dias atuais. Não apenas pelo momento de pandemia que estamos vivendo, mas sim, por todos os problemas que podem ser causados pela falta de conhecimento sobre o tema.
Dessa forma, trazer esse assunto para discussão, traz um valor diferenciado para a empresa. Desse modo, os colaboradores sentem a valorização e conseguem falar e tratar seus problemas mentais, de uma forma simples, quebrando os tabus, que por muitos anos as empresas não fizeram questão de divulgar.
Em outras palavras, quando isso acontece, além de você promover o engajamento, você melhora a experiência do seu colaborador através do conhecimento.
E isso é muito importante, porque a pessoa passa a maior parte do seu dia trabalhando, e nada melhor que garantir que a jornada de trabalho do seu colaborador seja segura.
Como conscientizar o seu time sobre o Janeiro Branco?
1- Crie campanhas de endomarketing, com cartazes, e-mails e comunicados, levando a mensagem até os trabalhadores. Dessa maneira, você une as informações através desses materiais.
2- Promova treinamentos com as equipes, sobre temas relacionados à saúde mental. Além disso, envolva o RH e o pessoal da comunicação interna, para distribuir assuntos sobre o tema, tendo uma rotina de conteúdos diferentes;
3- Tenha em sua cultura a valorização sobre o bem-estar do seu colaborador, caso isso já exista, parabéns, você não está pensando apenas em resultados, mas sim na preparação e na qualidade de vida do seu funcionário.
Endomarketing para o Janeiro Branco
Sendo assim, podemos ver que as campanhas de Endomarketing, promovem um ambiente mais descontraído e também o conhecimento. Portanto, é por meio do conhecimento que vamos garantir que a jornada do nosso colaborador seja satisfatória.
Utilize a Vivaintra para engajar os colaboradores com essa campanha, pois nada melhor que um local próprio para centralizar a comunicação.
Você ainda não conhece a Vivaintra? Então, acesse o site da Vivaworks e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você. Além disso, se gostou deste post, confira nossos outros posts sobre Endomarketing e continue aperfeiçoando essa área no seu negócio.