Cumpadis e cumadis, prontos pra mais um arraiá? Em comemoração ao dia de São João, a Festa Junina acontece em todo o Brasil durante o mês de junho. Além disso, é uma data perfeita para as empresas promoverem a integração entre seus colaboradores!
Vamos explorar algumas ideias de ações de endomarketing para Festa Junina? Continue a seguir!
Endomarketing é uma estratégia de comunicação interna. O objetivo é promover ações e campanhas que visam conscientizar os colaboradores sobre algum tema, além de engajar o time. Essa prática fortalece a cultura e melhora o clima organizacional.
Como sabemos, os colaboradores são os clientes internos de uma organização, logo, para que estes se mantenham engajados, é necessário que estejam satisfeitos e confiantes na instituição!
As datas festivas, como a tradicional Festa Junina, são ótimas oportunidades para promover campanhas de endomarketing. Veja a seguir algumas ideias!
Para esta ação, basta a empresa escolher um dia do mês de junho para que todos os colaboradores possam trabalhar a caráter. A ideia é que todos se vistam como verdadeiros sertanejos. Alguns exemplos de vestimenta são:
Para complementar e registrar o dia, tire algumas fotos dos colaboradores que se sentirem à vontade e desejam engajar com a ação. Depois, divulgue as fotos na intranet e nas redes sociais da empresa!
Esta é uma ação atrelada à ideia anterior! Peça para seus colaboradores enviarem uma foto tirada no Dia do Sertanejo Raiz — ou na festa junina da empresa — e realize a publicação na intranet ou mural do escritório.
O intuito aqui é fazer com que todos seus colaboradores, tendo ou não participado da ação, realizem a votação de qual a melhor foto, e elejam uma miss e/ou um mister caipira.
Definindo os ganhadores, realize a premiação com algo que remeta a época junina!
Realizar um happy hour com a temática junina é uma ótima dica de ação de endomarketing. Independentemente se for presencial ou virtual, pode-se organizar jogos, atividades e outras ações divertidas para engajar o time, como o bingo, por exemplo. Nada mais junino do que isso, né?
É importante que o evento possua comidas, bebidas e decoração temáticas, portanto invista em itens juninos e garanta a diversão do time!
Com o foco de unir, aumentar o engajamento e fortalecer a relação de seus colaboradores, essa brincadeira consiste em enviar uma mensagem de amizade para outros do time.
A empresa deve colocar uma caixa na recepção do local, onde serão depositados os cartões com as mensagens de amizade. Outra opção é utilizar alguma plataforma online que permite o envio de mensagens de forma anônima.
Após o encerramento da ação no dia proposto, os responsáveis pela organização deverão entregar as mensagens recebidas para os devidos colaboradores!
Nesta ação, divulgue uma foto — ou coloque em um lugar visível da empresa — um pote contendo milhos de pipoca e informe para seus colaboradores que aquele que acertar ou chegar mais próxima da quantidade correta, receberá um prêmio!
Peça que todos registrem seus palpites em um lugar combinado previamente, para que no dia da apuração, não haja problemas. É uma ótima ação para gerar grande engajamento e interação entre seus colaboradores.
Que tal organizar uma ação que contribua com a sociedade? Convide todos os colaboradores a doarem roupas de frio (já que as comemorações acontecem no período do inverno) e/ou alimentos para as pessoas em situação de vulnerabilidade.
Estipule um colaborador que aceite tomar a frente desta ação, ele receberá as doações e ficará responsável por realizar o repasse para uma ONG ou instituição de caridade.
Além de engajar o time e mostrar que a empresa apoia uma grande e importante causa social, um sentimento incrível irá pairar pelo clima organizacional!
Esta ação é especialmente para ser feita a distância, de forma online. Reúna os colaboradores em um momento de descontração por videoconferência e siga os seguintes passos:
Sua empresa possui uma intranet ou plataforma de comunicação interna? Durante o mês de comemoração junina, atualize sua intranet e a mantenha tematizada com cores e conteúdos relacionados ao tema.
Realize publicações, compartilhe fotos e adicione banners que remetem aos festejos juninos. Desenvolva materiais gráficos para seus colaboradores, como wallpapers temáticos e capas de monitor! Por fim, realize enquetes juninas em sua intranet, como, por exemplo:
Após os dias estipulados para a votação chegarem ao fim, divulgue os resultados para todos possam ver qual a opção vencedora!
Esse é um requisito padrão não é mesmo!? Nada melhor do que enfeitar a recepção de sua empresa e/ou outros ambientes com bandeirinhas, espigas de milho, chapéu de palha e afins. Essas são apenas algumas dicas do que você pode utilizar para decorar sua empresa, lembre-se, a imaginação é o limite.
Apesar de mais complexo e também não ser muito comum, uma confraternização junina é uma ideia ótima de ser praticada, justamente pelo fato de não ser feita com frequência!
A empresa pode organizar e realizar uma reunião super descontraída, com gincanas, comidas típicas e vestimenta adequada e afins em algum lugar que pense ser viável. E claro, o mais importante, reforçar a cultura organizacional de sua empresa, fazendo com que surja em seus colaboradores o sentimento de pertencimento e os deixando mais felizes!
Existem diversos canais e ferramentas que ajudam a aplicar ações de endomarketing. Além das atividades feitas de maneira presencial, também é interessante utilizar a tecnologia a seu favor, explorando os diversos recursos do online. Veja algumas opções:
Contar com uma boa plataforma de comunicação interna, como uma, é essencial para inovar nas campanhas de endomarketing.
A Festa Junina, além de ser uma tradição cultural, também é uma oportunidade para fortalecer os laços internos entre o time e promover o engajamento da empresa. Aderindo às ações de endomarketing é possível transformar essa data festiva em momentos de integração, fortalecendo a cultura organizacional e melhorando o clima da empresa.
Para além do endomarketing, investir em uma comunicação interna de qualidade é essencial. Portanto, não pense duas vezes antes de escolher uma plataforma de comunicação para sua equipe. Se ainda não conhece a
Você pode conferir mais conteúdos como este no nosso blog, como também aproveitar os