Soluções de RH
Atualizado: 7 de Agosto de 2023
Tempo de leitura: 2 min.

Ambiente colaborativo: 3 dicas para ter um time engajado

Ter um ambiente colaborativo é um sonho para muitas empresas. Porém, para alcançar esse sonho é preciso pensar na satisfação. Certamente colaboradores satisfeitos são mais engajados e contribuem mais para o crescimento da empresa. Na pesquisa realizada pelo Hay Group em conjunto com a WorldatWork vimos que 42% dos empregados são motivados com salários melhores e benefícios. Enquanto isso, 56% se sentem mais satisfeitos com valores como o sentimento de pertencimento.

Em primeiro lugar, quando existe a colaboração em um time, os objetivos se tornam uma realidade muito fácil de ser atingida. Da mesma forma, o time trabalha em conjunto buscando um único objetivo. O mais importante é que valoriza a marca, traz engajamento e cria um clima organizacional excelente.

Neste artigo vou listar 3 ações que você pode fazer na sua empresa. Com essas ações você terá um time muito mais unido e engajado com o propósito de sua empresa. O mais importante, uma cultura de colaboração forte.

Valorize todas as ideias

Além disso, quando valorizamos as ideias do colaborador, despertamos o sentimento de pertencimento dele com a empresa. Criamos nele a sensação de que sua opinião é importante. Por exemplo, para uma tomada de decisão ou até mesmo para a alterar um processo. Por isso, inclua-os nas decisões que são do dia-a-dia deles. Dê espaço para que eles possam compartilhar suas ideias. Com certeza isso trará benefícios para sua empresa.

Seja flexível

Dê o poder de escolha aos seus colaboradores. Tenha mais flexibilidade em seus horários e garanta uma melhor produtividade e entregas. Com isso você deixa seu colaborador mais comprometido e feliz. O mais importante é que o seu horário de trabalho está de acordo com as suas necessidades do dia-a-dia. Tudo isso cria uma visão de time unido na hora de buscar os resultados.

Contrate uma intranet

Tenha em sua empresa ambientes virtuais para trabalhar. Facilite a comunicação de seus colaboradores. Você consegue atingir vários resultados positivos com o auxílio de um sistema, sendo um deles a colaboração, por exemplo. Então, que tal contratar uma ferramenta, que te ajude a tornar o seu ambiente mais comunicativo e colaborativo?

A Vivaintra é uma ótima ferramenta para criar a cultura colaborativa. Através de nossos módulos é possível engajar os colaboradores. Além de tornar os processos mais simples. Tenha a colaboração como um pilar de sua empresa!

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.