Comunicação Interna e Endomarketing
Atualizado: 26 de Fevereiro de 2024
Tempo de leitura: 4 min.

Ideias de ações de endomarketing criativas para empresas

Ideias de ações de endomarketing criativas para empresas

O endomarketing se consolidou como uma prática fundamental de fortalecimento corporativo e valorização do time de uma empresa. É essencial que as organizações saibam aplicar ações criativas que engajem os colaboradores e solidifiquem a cultura organizacional.

Continue com a gente e descubra a importância do endomarketing para a comunicação interna e ideias de ações criativas para aplicar na sua empresa!

O que é endomarketing

O endomarketing é uma estratégia de comunicação interna voltada ao público interno de uma organização. Consiste em desenvolver e aplicar ações que engajem o time, promovem a integração e aumentem a produtividade dos colaboradores.

Essa abordagem busca reconhecer e valorizar os colaboradores, focando no employee experience, e na cultura organizacional. Campanhas, eventos, comunicados internos e atividades são exemplos de ações de endomarketing!

Importância do endomarketing

Importância do endomarketing

O endomarketing vai muito além das ações e atividades divertidas. Investir neste tipo de estratégia traz inúmeros benefícios para a empresa e para equipe, ajudando a trilhar o sucesso da organização de maneira indireta, como:

  • Maior engajamento dos colaboradores;
  • Aumento na produtividade;
  • Senso de pertencimento;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Construção de uma ótima marca empregadora.

É preciso ter em mente que os benefícios do endomarketing são plantados e colhidos a longo prazo, ação por ação. É preciso ter constância, planejamento e muita criatividade para que os colaboradores participem das campanhas ativamente!

Ações criativas de endomarketing

Ideias de ações criativas de endomarketing

Agora que você já sabe a importância e os benefícios que o endomarketing pode trazer para uma empresa, é hora de colocar a mão na massa! Confira algumas ideias de ações criativas a seguir:

Intranet

Investir em uma plataforma de comunicação interna, como uma intranet, é uma ótima maneira de engajar os colaboradores de maneira personalizada e organizada.

A

Vivaintra
, por exemplo, possibilita postagens no feed, mensagens diretas, postagem de comunicados internos, publicação de campanhas de endomarketing e muito mais.

As possibilidades são inúmeras, só usar a imaginação!

Podcast interno

Que tal reunir os colaboradores para a produção de um podcast interno? Os temas podem ser variados, desde os mais clássicos até os mais criativos possíveis, dependendo do público interno.

Essa é uma forma de quebrar a rotina de trabalho e favorecer a integração em uma atividade diferente. Experimente convidar pessoas comunicativas do time para fazer parte desse projeto!

Blog

Com certeza algum colaborador da sua empresa pode gostar de escrever, certo?

Desenvolver um blog pode ser uma maneira criativa de abrir um espaço para que o time publique temas interessantes, ao mesmo tempo que compartilham ideias com o restante da equipe.

Eventos de integração

Para além da clássica “festa da firma”, é interessante organizar outros eventos de integração durante o ano a fim de reunir a equipe em momentos descontraídos.

Aqui, a imaginação é o limite! Pode-se apostar em happy hours temáticos, almoços, cafés da tarde, atividades específicas ou qualquer outra coisa que seja de interesse dos colaboradores.

Ferramentas para ações de endomarketing

Ferramentas para ações de endomarketing

Para facilitar e tornar as ações de endomarketing ainda mais criativas e interativas, algumas ferramentas podem auxiliar nessa missão. Confira algumas a seguir:

Intranet

Assim como abordado no tópico acima, a intranet é uma ferramenta perfeita tanto para endomarketing quanto para comunicação interna no geral.

Com uma intranet de qualidade, é possível publicar campanhas, fazer comunicados, publicar enquetes e muito mais. Com essas facilidades, o time pode interagir e engajar de forma prática.

Conheça a

Vivaintra
— a plataforma de comunicação interna mais segura e completa do mercado — e faça um teste gratuito de todos os recursos!

Aplicativos de gamificação

Utilizar aplicativos ou sites de gamificação são úteis para atividades de interação, como jogos e quizzes. Além de ter a interatividade em tempo real, esses recursos deixam o momento muito mais divertido e prático.

Newsletter

Já experimentou utilizar a newsletter como ferramenta de endomarketing? É uma maneira de reunir informações em apenas um e-mail. Esse recursos permite personalizar o envio, desenvolvendo diferentes formatos e layouts, explorando assim a criatividade para chamar a atenção dos colaboradores.

Conclusão

Em um ambiente corporativo dinâmico, é preciso acompanhar o desenvolvimento das tendências de comunicação interna e também dos funcionários. Investir em campanhas de endomarketing de maneira criativa é uma forma de seguir com essas mudanças.

É fundamental, portanto, contar com uma plataforma de comunicação interna de qualidade. Este tipo de ferramenta permite a aplicação das ações de endomarketing e a integração da equipe de maneira prática, criativa e segura.

Você pode conferir mais conteúdos como este no nosso blog, como também aproveitar os

materiais gratuitos
 para download e nos acompanhar nas redes sociais!

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.